
Véu de noiva: como o guardar depois do casamento
Como cuidar do véu de noiva?
Logo após o casório (no dia seguinte, é claro) é importante guardar o véu da noiva limpo e livre de qualquer tipo de odores. Por isso, mesmo que partem logo no dia a seguir para a lua de mel, pede à tua mãe para mandar limpar o véu para que o mesmo não se estrague a longo prazo.
Bem, o véu está guardado e protegido mas se tens roupas brancas sabes que, com o tempo, vão ficando amareladas. Por isso, convém que o laves pelo menos uma vez por ano e o tornes a arrumar num local limpo, sem cheiros a mofo e bem fechadinho.
Mas vamos lá saber a melhor forma de lavar o véu da noiva? Então vem daí!
Lavando o véu de noiva
Primeiro de tudo, não vou falar aqui de máquinas de lavar roupa, por isso vamos lá falar da forma mais natural e acessível para limpares o teu véu de noiva.
Começa por colocar um pouco de sabão líquido para roupas delicadas ou roupas de bebé num balde de água e mexe um pouco. Depois coloca o teu véu nesta solução e deixa-o de molho por uma hora.
Durante esse tempo aproveita para, com as tuas próprias mãos, fazer o movimento de ‘vai e vem’ girando como se fosse a máquina de lavar. Faz isso umas três vezes durante essa hora que te falei. Depois enxagua três vezes em agua fria e, à quarta vez, coloca um pouco de amaciador de boa qualidade na água e deixa de molho por vinte minutes.
No fim, retira o teu véu da água e coloca a secar à sombra.
Lavando o véu de noiva com manchas amareladas
Quando fores lavar o véu que já está guardado há um bom tempo e ele estiver com manchas amareladas, faz o mesmo procedimento que te falei anteriormente. No entanto, coloca o dobro do sabão líquido suave e, no final, vê se as manchas saíram. Se não, repete novamente. Se não saírem, o melhor será levar a uma lavanderia especializada.
Como guardar véu de noiva?
Certamente queres guardar o teu véu com todo o carinho e cuidado, por isso, dobra-o e coloca-o numa embalagem limpa daquelas que podem ser fechadas a vácuo, como as que se usa muitas vezes para congelar alimentos, por exemplo. Isso evitará o contacto com o oxigénio do ar com a peça e assim ficará preservada e intacta por muito mais tempo.
Depois disso feito, arruma a embalagem numa caixa e guarda o teu véu dentro de um armário limpo e sem cheiros a mofo!
E pronto, assim tens o teu lindo véu protegido, limpinho e pronto para mais tarde o usares de novo nas bodas, por exemplo, e desfrutares desse acessório que faz toda a diferença no look da noiva.

