Como organizar um Mini Wedding - Sabe tudo
Casamentos

Como organizar um Mini Wedding – Sabe tudo

Para quem ainda tem dúvidas do que é um Mini Wedding, este é, sobretudo, um casamento mais pequeno e intimista que tende a juntar apenas amigos e familiares mais próximos. Em Portugal, e talvez pelos cintos mais apertados, este estilo de casamento tem vindo a ganhar força e os casais preferem algo mais intimo e acolhedor do que aquele casamento enorme cheio de familiares que possivelmente nem vêm à anos.

Embora o número de convidados seja reduzido, normalmente até 100 pessoas no máximo, isto não significa que não mereça a mesma atenção e cuidado nos preparativos do que outro tipo de cerimónia. Para além disso, nem sempre o facto de se ter menos convidados é sinónimo de menos despesa, porque aqui, tudo depende do que noivos querem gastar.

Como organizar um Mini Wedding

Primeiro de tudo é preciso frisar que um mini wedding (ou casamento pequeno) não é menos que um casamento dito ‘normal’, pois o amor é celebrado da mesma maneira e os detalhes e cuidados que os noivos precisam de ter são igualmente importante e cansativos. Aqui o que muda é, simplesmente, a dimensão do evento.

Quando se pensa em organizar um mini wedding entram na lista várias decisões, desde os convites, à data e ao espaço, o mais difícil será mesmo a lista de convidados. Afinal, o que impera aqui são mesmo o número reduzido de convidados.

Quem convidar

Como dito anteriormente, o número de convidados de um mini wedding é sempre mais reduzido, no entanto, acaba por ser ainda mais difícil decidir quem convidar e quem não. Mas em qualquer tipo de casamento há sempre aquelas pessoas que não podem faltar e entre elas encontram-se os familiares mais importantes e os amigos mais chegados.

É certo que não vais convidar aquele familiar que não vês à séculos, nem tão pouco aquele colega de trabalho que até te dás lindamente mas não tens uma vida social para além disso, como tal, o ideal é convidares aqueles que gostariam realmente que testemunhassem a tua união com a tua cara metade.

O espaço da cerimónia/festa

Tendo em conta que o mini wedding é mais intimista, este pode realizar-se em locais bem diferentes e bem delicados. Por exemplo, há alguns jardins que é possível reservar o espaço, tais como palácios (o da Pena em Sintra por exemplo), salas especiais de hotéis ou pousadas, na praia, … enfim, existe toda uma variedade que os noivos podem escolher.

Uma vantagem dos mini wedding é que têm esta possibilidade de casar em sítios diferentes. Já imaginas-te casar num barco em pleno mar ou até mesmo numa carruagem de comboio ou sala de cinema?

Tendo menos convidados, podes até pensar casar fora do país, num sítio bem tropical e harmonioso, assim certamente marcas a diferença. Mas antes de tudo, é preciso ter consciência do orçamento disponível para tal.

O vestido de noiva

Se és daquelas noivas que quer arrasar, este estilo de casamento é ótimo para optares por aquele vestido de arromba que tanto adoras-te e que, provavelmente, é um pouco mais caro do que outros. Mas se o casamento já vai ser mais pequeno e o orçamento permite, porque não teres esse vestido de sonho?

Ou se és daquelas noivinhas que prefere manter a intimidade da festa e jogar por algo mais simples e delicado, consegues encontrar boas opções em lojas ditas ‘normais’, onde hoje em dia já vendem vestidos de noivas a bom preço. Tens o exemplo da H&M aqui!

A iluminação

Quando o casamento começa durante o dia e se estende até à noite, vale a pena pensar numa iluminação diferente, com um carácter mais intimista bem ao estilo do mini wedding. Como tal, existem várias opções maravilhosas, tais como tochas, lamparinas, cortinas de luzes, letras luminosas, velas, etc.

A comida

Uma vez que as pessoas estarão, à partida, mais à vontade umas com as outras por se conhecerem melhor, a conversa será mais fluída. Por isso, é simpático ter sempre pequenos petiscos que se possam saborear enquanto se trocam dois dedos de conversa. Para além disso, as bebidas também podem ser mais ousadas, ou seja, apostar em cocktails variados que todos os convidados irão amar.

Animação

Como o grupo é menor e os noivos conseguem conviver livremente com todos os convidados, também é óptimo esta possibilidade de ter mais atividades no grande dia. Os jogos lúdicos são uma óptima alternativa, mas o karaoke e o momento dos discos pedidos não ficam atrás. Para além disso, convém nunca esquecer das crianças e ajustar temas e diversões também para elas.

Já pensaste voltar aqueles jogos da infância e incorporá-los no teu mini wedding? Aposto que todos iriam divertir-se à grande.

Lembranças

As lembranças do mini wedding podem ser mais simples, ou até mesmo no estilo DIY (faça você mesmo), como é o caso dos vasos de suculentas, super em auge neste momento, ou então algo comestível (chocolates, por exemplo). Outra alternativa é personalizar as lembranças com um detalhe relativo à história do casal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *