Coronavírus e o casamento: o que deves fazer?
A pandemia gerada pelo COVID-19 tem gerado bastante preocupação a nível mundial sobre a sua expansão, especialmente em grandes aglomerados de pessoas como é o caso dos casamento. Sei bem o quanto deves estar ansiosa pelo grande dia e o tempo que demoraste a preparar tudo para o teu casamento, no entanto neste momento estamos todos em alerta e preocupados em travar esta pandemia do coronavírus.
Posto isto, e caso sejas do grupo de casais que tem o casamento planeado para estes próximos meses, quero ajudar-te a entender melhor o que deves fazer. Entendo perfeitamente que adiar um dia tão esperado como este não seja tarefa fácil, no entanto é a melhor atitude que podes tomar neste momento. Mas vamos lá a pontos mais precisos!
O coronavírus e o aglomerado de pessoas
Como nos refere o portal da DGS “a COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados. Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo. As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.“
É mais que sabido que casamento é sinónimo de muitas pessoas, pelo menos normalmente, e essa é uma das razões pelas quais este grande dia deve ser evitado neste momento. O risco do vírus se espalhar rapidamente entre os convidados e familiares é muito grande e, por isso, nada como prevenir.
O Governo e a DGS tem vindo a tomar várias medidas no nosso país nos últimos tempos, no entanto ainda não conseguimos travar este vírus teimoso que pode levar à morte muitas pessoas.
Deves ou não adiar o casamento?
Primeiro que tudo é preciso não entrar em desespero! Depois é preciso tomar as devidas precauções e estares atenta às informações que diariamente a Direção-Geral da Saúde nos transmite. No entanto, se o casamento estava marcado para breve, meses como Março, Abril, Maio e Junho estes deverão ser adiados. E atenção que adiar não significa cancelar!
O momento agora é de cautela e paciência e de “não dar um passo maior que a perna”, por isso, não deves tomar decisões precipitadas. Como tal, aconselho-te a entrares em contacto com os fornecedores envolvidos no teu casamento e saberes o que os mesmos estão a fazer neste momento, até porque a maioria já decidiu fechar por algum tempo enquanto estamos nesta situação.
A verdade é que o casamento é um dia e momento feliz, festejo e companhia. Avançar com um casamento em pleno Estado de Emergência do país não seria bom para ninguém! Tanto os profissionais ligados ao teu casamento como os convidados e mesmo tu e o noivo iriam conseguir aproveitar este dia da melhor maneira. Por isso fica o meu conselho: adia o casamento para uma altura mais segura para todos!
Para além disso, deves informar os convidados que a data do teu casamento foi adiada -caso seja essa a decisão-. Caso ainda não tenhas conseguido agendar nova data para este ano, que certamente está muito difícil e ainda é tudo muito imprevisível, faz um pequeno comunicado a informar toda a situação e que assim que tiverem novos dados irão entrar em contacto novamente.
Modelos de comunicar os convidados:
Se já decidiste que vais adiar o casamento para segurança de todos, deixo-te um pequeno exemplo de como deves informar os convidados e familiares:
Queridos familiares e amigos,
Tomamos a difícil decisão de adiar o nosso casamento devido ao surto de coronavírus. Para nós a sua saúde e segurança são a maior prioridade, por isso vamos mantê-lo atualizado sobre os detalhes do nosso casamento!
Com carinho, [Nome do casal]
Caso a festa seja mantida, o comunicado também é válido e merece ser enviado:
Queridos familiares e amigos,
Neste momento, nosso casamento está confirmado e estamos animados para que chegue o grande dia e podermos festejar todos juntos.
Se não puder ir ou não se sentir à vontade para participar por causa da pandemia que estamos a enfrentar neste momento, nós entendemos. Pedimos apenas que nos informe o mais breve possível para que possamos atualizar nossos fornecedores.
Atualizaremos todos se as circunstâncias mudarem.
Com carinho, [Nome do casal].