Organização das mesas do copo d’água: conselhos para um quebra-cabeças
Dicas

Organização das mesas do copo d’água: conselhos para um quebra-cabeças

Depois da lista de convidados feita e confirmada pelos que estarão presentes no grande dia, uma das tarefas que te exigirá mais tempo e até dor de cabeça é a organização das mesas do copo d’água.

Pode parecer cliché, mas a verdade é que alguns dos convidados irão pedir para ficar junto a este familiar e não àquele, sem sequer pensarem no que os noivos pretendem ou não fazer. Para além disso, nas quintas, particularmente, é estipulado x mesas para x pessoas e muitas vezes tens 4 mesas para 10 convidados, 3 para 9 convidados e as restantes todas de 6 lugares.

A organização das mesas do copo d’água é um verdadeiro quebra-cabeças e muitos noivos temem essa parte, por isso, aqui ficam alguns conselhos que poderão ajudar.

Confirmação dos convidados

Um mês antes do casamento, é conveniente fazeres uns telefonemas para aqueles convidados que ainda não te deram nenhuma resposta nem tão pouco tens certeza se estarão presentes ou não no grande dia.

Para que esta tarefa não se torne demasiado pesada/frustante, podes sempre dividir a lista com o noivo ou até com os vossos país para assim ser muito mais fácil e rápido obterem a resposta de todos os convidados que vos faltam.

Como organizar as mesas

A ordem mais comum na organização das mesas costuma passar por colocar os familiares mais perto da mesa dos noivos, depois os amigos e, por fim, os conhecidos ou pessoas menos próximas.

Estes grupos devem estar estrategicamente posicionados entre os que pertencem à noiva e os que pertencem ao noivo, assim garantes uma melhor interação entre eles. Para além disso, também podes apostar em deixar as lembranças de casamento no lugar de cada pessoa, assim todos sairão com a sua prendinha na mão sem teres a preocupação de andares atrás das pessoas.

Evita formar mesas de desconhecidos

Certamente vais ter alguns convidados que não conhecem ninguém ou quase ninguém dos presentes. Seja amigos da faculdade, do trabalho ou outros, fica difícil formar algumas mesas. O primeiro pensativo que possivelmente terás de os reunir todos numa mesa não será a melhor solução.

A alternativa aqui passa por encaixares as pessoas segundo um dos seguintes critérios: idade, trabalho, estilo de vida ou personalidade. Se a grande prioridade é que todos os convidados se sintam bem e em casa, tenta colocar-te na posição deles e pensar no que gostariam de viver neste dia tão especial.

Mesa das crianças

A mesa da criançada é sempre uma boa opção quando estes têm, pelo menos, quatro anos de idade. Esta é uma forma de todos poderem estar juntos, brincarem e também deixar os país mais à vontade para aproveitarem o copo d’água mais relaxados. Mas atenção, para que isto possa acontecer é fundamental ter alguém responsável para os vigiar. Caso tenhas um serviço de animação infantil, pergunta à equipa se fornecem este serviço, assim tanto a pequenada como os adultos irão aproveitar bem mais a festa.

Mesa dos noivos

A mesa dos noivos é, talvez, a mais fácil nesta organização das mesas do casamento. A única coisa que os noivos precisam decidir é se preferem ficar apenas os dois, algo mais romântico, ou juntar alguns familiares à sua mesa.

Caso os noivos pretendem uma mesa comunitária, com os familiares mais próximos, esta deverá ter os país e possivelmente os padrinhos dos noivos. O ideal é os parentes tanto da noiva como do noivo ficarem do lado da família a que pertencem, ou seja, pais da noiva ao lado da mesma, e pais do noivo ao lado dele também.

Para além disso, a mesa dos noivos é sempre o ponto de grande atenção neste dia. Sendo decorada duma maneira diferente das restantes, os noivos devem estar posicionados de forma a poderem ver todo o espaço e convidados e, claro, deverão ficar sentados lado a lado (até porque na hora do bater os talheres não dá muito jeito andar a pular cadeiras).

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *