Casamento civil testemunhas
Dicas

Casamento civil: dicas para escolher as testemunhas

Apesar de ser preciso apenas os noivos para casar, o casamento civil é um pouco diferente da cerimónia religiosa. Sim é diferente na medida em que é necessário apenas a presença de um dos noivos e o procurador do outro, podendo ainda intervir duas ou quatro testemunhas. Aqui as testemunhas têm uma função semelhante à dos padrinhos num casamento religioso.

No entanto, atualmente a presença das testemunhas não é obrigatória, visto que o conservador que estará presente na cerimónia pode verificar a identidade dos noivos por conhecimento pessoal ou pela exibição dos documentos de identificação (cartão único). Por outro lado, a celebração do casamento é algo público e, como tal, qualquer pessoa pode assistir ao mesmo.

Portanto, se tu e o noivo decidiram optar pelo casamento civil e, claro está, querem ter testemunhas presentes a comprovarem o que vos une, fica a saber algumas dicas para saberes como deves escolher as mesmas. Sim, porque vale lembrar que, neste caso, as testemunhas fazem um papel equiparado ao dos padrinhos do casamento religioso.



Como escolher as testemunhas para a cerimónia do casamento civil

1. Não é preciso ser um casal

Para o dia da cerimónia do casamento civil, são precisos no mínimo duas testemunhas para assinar o documento que comprova a união do casal, no entanto alguns cartórios permitem que sejam quatro pessoas. Essas são consideradas como padrinhos pelos noivos, mas, diferente do casamento religioso, não é obrigatório que seja um casal — pode ser apenas homens ou mulheres, mesmo que sejam quatro testemunhas.

casamento civil testemunhas
Foto: Criando Imagens – Hugo Neves

2. As testemunhas devem ter mais de 18 anos

As testemunhas da cerimónia devem ter mais de 18 anos e, para além disso, devem chegar mais cedo ao cartório e apresentarem o documento de identificação com foto.

3. Pai e mãe podem ser testemunhas do casamento civil

Os pais dos noivos podem ser testemunhas da cerimónia, podendo assinar o documento que comprova a união dos noivos. Vale lembrar que não é preciso ser um casal, ou seja, pode ser o pai dum e a mãe do outro, por exemplo.

4. As pessoas devem ser próximas

Escolher pessoas bem próximas dos noivos é importante, pois esse é um momento de celebração na vida do casal e o ideal é que estejam rodeados de pessoas especiais. Além disso, ao teres testemunhas da tua confiança, saberás que realmente poderás contar com a presença delas neste momento tão importante da tua vida.

Caso não compareçam, pode ser bem difícil remarcar a data e inclusive ter que pagar outra taxa, portanto, cuida das testemunhas do teu casamento civil como padrinhos queridos, tal como se fosse uma cerimónia religiosa. Até porque o importante é as pessoas sentirem-se bem e acarinhadas por vocês.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *