Gastronomia

Panquecas proteicas – Receita com dica

As panquecas proteicas são uma ótima opção de snack ou até mesmo de pequeno-almoço e, se és aquela noiva que quer perder uns quilinhos sem passar fome, aproveita a sugestão que te deixo aqui. Até porque quanto mais proteína consumires mais saciada ficas e, consecutivamente, não te dá para petiscar a toda a hora.

Para além disso, sou adepta de fazer a minha própria massa de panquecas proteicas ao invés de comprar já preparado porque, quer queiramos quer não, esse tipo alimento tem aditivos e outras coisas que não nos fazem nada bem. Por isso, apresento-te a minha receita que tenho a certeza que vais adorar. Experimenta!

Ingredientes para as panquecas proteicas

  • 2 gemas e 3 claras
  • 4 colheres de sopa de aveia
  • 1 banana (um pouco madura se possível)
  • 1 medida de proteína a gosto
  • 1 frigideira anti-aderente

Mãos à obra?

Depois dos ingredientes selecionados é só colocá-los todos numa lidiquificadora, se tiveres, senão basta num recipiente onde consigas triturar tudo com a varinha mágica. As quantidades referidas anteriormente dão para sensivelmente 8 panquecas, mas se és como eu que gosto sempre de fazer a mais para poder comer ao pequeno-almoço sem ter a preocupação de as fazer logo pela manhã, então aproveita o momento para fazeres uma quantidade maior.
Quando estiver tudo bem moído é só verteres a massa para a frigideira em pequenas porções e esperar que comece a fazer umas bolhinhas para poderem virar. Quando tiver douradinha de ambos os lados, está pronta!
Quanto à proteína, este é apenas um ingrediente extra, que podem ou não colocar na vossa receita, tudo depende do vosso gosto pessoal. Eu adoro colocar proteína, dá mais consistência à massa, dá sabor e torna as panquecas ainda mais proteicas do que apenas com a banana.

Dica

Para quem tem muitas vezes aquele “stress” com a panqueca ficar toda torta ou parecer que andou na guerra, o segredo está todo na consistência da massa e, claro, na frigideira.
É importante usares uma frigideira anti-aderente e sempre que notares a massa muito líquida coloca um pouco de aveia para tornar a massa mais consistência de maneira a que esta consiga solidificar na frigideira.
Estas panquecas proteicas, como já têm o sabor da proteína, não precisam de ser acompanhadas com qualquer tipo de doce, no entanto, para quem aprecia pode sempre adicionar fruta ou até um doce. Eu, em particular, prefiro com fruta, acho que juntar doce a este tipo de panquecas as deixa com demasiado sabor e a fruta consegue criar um bom contraste. Eu adoro!

Espero que gostem e se deliciem com esta receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *