Existe idade ideal para casar?
Preparativos

Será que existe idade ideal para casar?

Nos últimos tempos tenho percebido que há muitas pessoas que ainda falam da idade ideal para casar, no entanto, esquecem-se do mais importante, a pessoa certa não aparece quando queremos, mas sim quando o destino decide apresentar-nos a ela. Tudo bem que muitas de vocês podem pensar que agora pareci lamechas ou sei lá o quê, mas a verdade é que tudo tem o seu tempo.

Muitas pessoas admiram-se de ser casada com 25 anos, mas cada vez mais vou assistindo a casais a darem esse passo na casa dos vinte. Agora se há idade ideal para casar? Não me parece, mas sabe todos os detalhes aqui.



Casar à umas décadas atrás

Há uns anos atrás, mais precisamente na altura das nossas mães e avós, era normal casarem antes dos 20 anos e grande parte continuou junto até ao fim dos seus dias. Tenho certeza que tu, que estás a ler este artigo, conheces vários casais que casaram com 16, 17 ou mesmo 20 anos e mesmo assim nunca se divorciaram. Estou certa?

Na altura muitas das vezes os casais mal se conheciam, falavam por cartas e esperavam o seu amor voltar da guerra para darem o nó e uma festa de uma semana a quase. Por um lado até era romântico, no entanto não era fácil não terem a certeza se voltariam a ver o noivo. O certo é que a maior parte dos casais continuaram juntos o resto das suas vidas e hoje em dia já é difícil isso acontecer.

No entanto, apesar de na altura ser muito ‘normal’ casar antes dos vinte anos, hoje em dia quem dá o nó antes dos 30 é visto como ‘fora da norma’. E posso muito bem confirmar-vos isso porque todas as pessoas que vou conhecendo ficam admiradas de ser casada aos 25 anos.

Casar pela igreja: o que deves saber antes de decidir

O casamento na etnia cigana

Na etnia cigana o casamento é algo bem particular e diferente da religião católica. Como deves saber, na etnia cigana é feito um acordo de união quando os noivos ainda são crianças, ficando todos os acertos a cargo dos pais dos mesmos.

Desde pequenas as meninas ciganas costumam ser prometidas para o seu futuro noivo, sim costumam porque aos poucos e poucos as coisas vão mudando. Para teres uma ideia, na etnia cigana é muito normal casar-se antes de completarem 15 anos de idade, visto que consideram que é a altura em que entram no mundo dos adultos.

Para além disso, os noivos não podem ter nenhum tipo de intimidade antes do casamento visto que, quase à nascença, os casais são logo estabelecidos para mais tarde darem o nó.

Idade ideal, dizem os estudos

De acordo com um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, existe uma idade ideal para casar da qual têm poucas chances de se divorciarem. Nicholas HWolfinger, sociólogo norte-americano que conduziu este estudo, afirma que a idade ideal para dar o nó é entre os 28 e 32 anos.

As razões para essas conclusões são simples. Por um lado, nessa faixa etária as pessoas têm mais maturidade e sabem realmente se querem compartilhar a vida com alguém ou se estão apenas a serem ‘controladas’ pelas hormonas. Por outro lado, quem está nestas idades geralmente sabe o que quer e já fez as escolhas que tinha a fazer, tanto de vida como de carreira profissional e, portanto, têm uma responsabilidade maior.

A partir dos 32, as probabilidades de divórcio ou separação aumentam em média 5% por ano! “As pessoas que esperam passar dos 30 para casar podem não se sentir destinadas a casar. Alguns podem até mesmo ter problemas de relacionamento em sociedade e, por esse motivo, consciente ou inconscientemente, adiam esse compromisso”afirma Wolfinger.

Segundo o sociólogo, esta tendência mantém-se apesar das diferenças de perfil nos participantes do questionário: género, raça, estrutura familiar, idade, educação, religião, vida sexual, assim como a área metropolitana onde vivem. A tendência parece ser geral e mantém-se em vários contextos e culturas!

Como organizar um Mini Wedding - Sabe tudo

Idade ideal para casar?

Sou da opinião que não há idade ideal para casar como não há para comprar casa, ter o primeiro emprego e tantas outras coisas. Todos temos vidas e tempos diferentes e é normal que não sigamos todos as mesmas ‘regras’ ou ‘normas’, porque na verdade não existem.

Tudo tem o seu tempo, é verdade, mas há quem encontre a pessoa ideal mais cedo do que outras e isso não se consegue explicar. Eu, pessoalmente, nunca pensei aos 25 anos já estar casada, ter uma casa, um emprego estável e tantas outras coisas, mas a vida foi-me proporcionando isso a pouco e pouco e só posso dizer que sou uma sortuda.

Se tens 20, 25, 30, 35 ou até 40 anos e achas que vais ficar para tia, não penses nisso! Nem todos sonham casar, como também não existe uma idade certa para dar o nó. Se estas juntas e te sentes bem assim então não desanimes porque não tens um anel no dedo anelar da mão esquerda. Sabes porquê? Porque o casamento não muda rigorosamente nada no relacionamento do casal, apenas assinas um papel que, hoje em dia, não te obriga a ficares eternamente com essa pessoa se assim o entenderes.

Por isso só quero deixar esta mensagem: Sê feliz! Isso sim é o mais importante, porque idades ideais não existem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *