morar juntos antes do casamento vale a pena?
Dicas

Morar juntos antes de casar vale a pena?

Se estás a pensar em morar junto com o teu noivo (ou noiva) antes do casamento, então este artigo é para ti! Eu sei que todos os casais são diferentes e que não existem regras universais para todos eles, no entanto, quero falar-te desta ideia de morarem juntos antes de subires ao altar, até porque morar juntos poderá amadurecer imenso a vossa relação.

Morar juntos antes de casar: sim ou não?

Para mim é um valente SIM! Porquê? Porque sou da opinião que é a melhor maneira para conheceres a outra pessoa. Só assim vais perceber como ele/ela é num registo diferente e mais íntimo, em que quando à discussão não há desculpas para fugir para casa dos pais e terem de aprender a resolver as coisas debaixo do mesmo teto.

Apesar disso, quero falar-te de 4 benefícios de morar junto antes de darem o nó. Ora lê só:



1. Vais perceber se os hábitos de ambos são compatíveis

Este é talvez o benefício principal que surgirá quando começarem a morar juntos, pois vai ser a primeira vez que vão conviver a 100% um com o outro e a saber lidar com a personalidade de cada um antes de assinarem a tal papelada do casório.

Possivelmente vão descobrir manias e comportamentos um do outro que até então não faziam ideia. Por exemplo gostarem ambos de praticar desporto logo pela manhã bem cedo e começarem até a fazê-lo juntos, ou até terem ambos a mesma mania de tomar banho todos os dias ou ainda gostarem de ter a casa sempre arrumada.

2. Aprender a dividir tarefas e responsabilidades

Enquanto casal é sempre importante saberem dividir tarefas de forma a ajudarem-se um ao outro. Aquela ideia antiquada de que a mulher é que tem de limpar a casa, fazer o jantar e lavar a loiça já não se aplica nos dias de hoje. Por isso, saberem compartilhar estas pequenas tarefas vai ajudar-vos imenso enquanto namorados, noivos ou já casados.

É importante saberem estipular responsabilidades para cada um de forma a nenhum dos dois ficar sobrecarregado. Hoje em dia ambos os elementos do casal trabalham, por isso é igualmente correto que os dois se ajudem no que toca à casa.

Um exemplo cá de casa é, por exemplo, eu lavar as casas de banho enquanto o meu marido aspira a casa. Ou até mesmo eu fazer o arroz e salada para o almoço enquanto ele grelha a carne ou peixe. Às vezes estas pequenas coisas podem fazer toda a diferença e o facto de morar juntos antes de casar ajuda imenso a criar este tipo de ‘regras’ e divisão de tarefas.

morar juntos antes do casamento vale a pena?

3. Perceber como lidar com o orçamento familiar

Sejamos sinceros, quando toca a assunto de dinheiro nem todas as pessoas lidam bem. Ou porque é um assunto chato, ou porque não sabem como lidar com as contas enquanto casal, ou até porque gostam muito da independência a que estavam habituados e agora ter de dividir contas e saberem quanto um e outro ganha não é um assunto fácil de lidar.

Ora bem, se a vossa ideia enquanto casal é realmente viverem juntos, casar e formar família, é importante começarem a trabalhar este tema antes de darem o nó.

É aqui que vão perceber qual a melhor forma de planearem a vossa vida financeira. Será melhor terem contas separadas e estipularem que contas cada um irá pagar da casa? Será melhor terem conta conjunta, saberem o que entra e o que sai -sem segredos- e fazerem a vossa vida a partir daí? Ou até será melhor terem contas separadas e depois terem outra em comum em que cada um coloca lá um valor x para as despesas da casa?

Esta é uma decisão vossa e, enquanto casal, certamente irão encontrar a melhor solução para vocês, até porque o que toca ao orçamento familiar, cada casal adopta o método que resultar melhor para si.

4. Crescer enquanto casal

Se há coisa que muda de morarem juntos antes do casamento é o quanto a vossa relação irá amadurecer. O facto de viverem debaixo do mesmo tecto vai ajudar-vos a ouvir mais o outro, a perceber o que está bem e o que está mal. A falarem mais dos objetivos de cada um enquanto pessoa individual e enquanto casal e até a criarem rotinas em conjunto.

Morar juntos antes de casar é, sem dúvida, a opção mais acertada antes de darem o nó.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *