Mitos sobre o casamento
Sem categoria

7 Mitos sobre o casamento: o que precisas saber

O casamento é um momento único na vida dos noivos, no entanto, este é repleto de mitos e tradições que todos já ouvimos falar alguma vez. Desde os padrinhos terem de ser os do batismo até ao facto da noiva dever estar à esquerda no altar, o casamento é repleto de tradições que os nossos familiares tentam não nos deixar esquecer. Por isso, se já tens o anel de noivado e queres saber um pouco mais sobre este assunto, vem daí descobrir os 8 mitos mais populares que trago para ti.

1. Os padrinhos de casamento devem ser os mesmos dos de batismo

Este é daqueles mitos que ainda hoje muitas famílias gostam de preservar. Talvez num cariz de religião ou não, os nossos avós sempre nos afirmaram que os padrinhos de casamento devem ser os mesmos do batismo, mas a verdade é que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Muitas vezes, com o passar dos anos, já nem nos damos com os nossos padrinhos de batismo ou simplesmente a vida fez com que se desencontrassem, por isso não faz sentido terem este papel no teu casamento. A realidade é que podes escolher quem entenderes para padrinhos de casamento, desde amigos, colegas de trabalho ou mesmo familiares, o importante é a afinidade que tem e que estes sejam o teu braço direito durante todos os preparativos.

2. A noiva só pode usar branco

Antigamente, o vestido branco simbolizava a pureza da noiva, mas hoje em dia esse conceito já não se atribui. Pensamos numa noiva de vestido branco como um símbolo de noiva clássica e tradicional, mas cada vez mais as noivas optam por outros tons no seu grande dia.

Embora igualmente discretos, os tons de bege, pérola, marfim, champanhe e pastel tem sido os mais usados, no entanto, há sempre aquela noiva mais ousada que adota cores bem diferentes, podendo até usar um vestido preto no dia do seu casamento. Aqui o que importa é como a noiva se sente e qual a melhor escolha para ela.

3. Se o noivo vir o vestido antes do casamento, vão ter azar

Este é daqueles mitos mais conhecidos do universo nupcial. Sempre ouvimos dizer que o noivo só deve ver o vestido da noiva no dia do casamento, mas de facto isso não passa de um mito. Hoje em dia o noivo até opina e ajuda a sua cara metade a escolher o vestido, os acessórios, o penteado e tudo o resto. Por isso, não há que pensar nessa coisa que ver o vestido de noiva antes do casamento vai dar azar, porque na verdade não dá.

4. Devem convidar quem já vos convidou

Provavelmente já ouviste os teus pais dizerem “se te convidaram para o casamento deles também tens de os convidar” ou “até parece mal teres ido ao casamento de X e agora não os convidares”, mas a verdade é que não somos obrigados a isso. Além do mais, penso que muitos já passaram pelo facto de à uns anos atrás teres ido a um casamento porque os vossos pais iam e, como filhos e adolescentes, serem ‘obrigados’ a ir.

Ora, se na altura enquanto mais novo(a) foram ao casamento de determinada pessoa, isso não significa que os tenhas de convidar para o teu. Muitas das vezes nem sequer faz sentido convidar, além do mais o casamento consegue deixar-nos ‘a carteira lisa’ por isso é preciso sabermos quem de facto deve estar presente num dia como este.

5. A noiva deve ficar do lado esquerdo do altar

Esta tradição de a noiva ter de ficar do lado esquerdo no altar já vem desde a Idade Média. Na altura o noivo tinha de ficar com o braço direito livre para segurar a espada que usada para o caso de alguém poder roubar ou atacar a sua noiva.

Ora, hoje em dia isso já não faz sentido. É facto que aos olhos da noiva a sua cara metade será sempre o seu príncipe, mas hoje em dia já não andam aí de espada em mão com medo que algo aconteça. Por isso, escolhe o teu lado favorito e sê feliz.

6. Nunca vais ser tão bonita como no dia do teu casamento

No dia do casamento os olhos estão postos na noiva. Todos querem ver o seu vestido e admirá-la de alto a baixo e, ainda hoje, ouvimos os convidados dizerem “estás tão bonita”, “o vestido é lindo” e por aí vai. Quase nos faz sentir que só porque é o nosso casamento é que estamos lindas e radiantes, mas nos outros dias também estamos igualmente perfeitas.

No entanto, é certo que o dia é especial e a própria noiva se sente ainda mais bonita e poderosa neste dia, mas não é pelo facto de ser o seu casamento e estar com um vestido enorme que daqui a 10 ou 20 anos não se sinta igualmente bonita. O importante é não deixares que os comentários de outras pessoas influenciam o teu estado de espírito nesse dia.

Lembra-te, podes estar super poderosa no grande dia, mas todos os outros dias do ano és igualmente bonita e interessante.

7. A noiva usa sempre véu

O véu é aquele acessório bem característico de uma noiva e que faz toda a diferença na hora de subir ao altar. Porém, este é daqueles acessórios que não são obrigatórios, principalmente se não queres seguir tradições. Por isso, com véu ou sem véu, opta por um look em que te sintas bem e igualmente no teu melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *